Explore a AMAZUL

Geração de energia limpa

Geração de energia limpa 

Fotografia da CN 022

Divulgação Eletronuclear

A energia nuclear é uma alternativa importante para a diversificação da matriz e a segurança energética do País. Por ser considerada uma fonte de energia limpa e estável, tem sido crescentemente incluída no processo de descarbonização mundial. Tanto que, durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-28), em dezembro de 2023, 22 países anunciaram a intenção de triplicar a capacidade de produção de energia nuclear até 2050. 

A AMAZUL atua no processo de incremento da geração de energia em diversas iniciativas:

  • Junto com a Marinha, a empresa contribui com a fabricação de ultracentrífugas destinadas ao enriquecimento de urânio, que é transformado em combustível nuclear pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e enviado às usinas de Angra.
     
  • Diretamente contratada pela INB, a AMAZUL projeta a ampliação da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (UCEU) em Resende, no Rio de Janeiro, dentro do programa da estatal de abastecer as usinas de Angra com combustível nuclear. Essa expansão é estratégica, pois permitirá ao País ter capacidade instalada de enriquecimento de urânio para atender plenamente às recargas de Angra 1, 2 e 3.
     
  • Além disso, a AMAZUL mantém parceria com a Eletronuclear e participa do desenvolvimento do projeto de extensão da vida útil da Usina Nuclear de Angra I por mais 20 anos. Com essa iniciativa, a usina atingirá uma vida útil de 60 anos, já que entrou em operação comercial em 1985. A empresa também se encontra em tratativas para atuar no programa de gestão do envelhecimento de Angra 2 e prepara-se para outras parcerias com a Eletronuclear.