Programas
Conheça os programas estratégicos em que a AMAZUL atua

Programa Nuclear Brasileiro
A AMAZUL participa de diferentes projetos voltados para o desenvolvimento nacional e o bem-estar da sociedade dentro do PNB, dentre os quais se destaca o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que ampliará o acesso da população à medicina nuclear.

Programa Nuclear da Marinha
Dentro do Programa Nuclear da Marinha (PNM), a AMAZUL atua nos empreendimentos que têm o objetivo de projetar, construir, comissionar, operar e manter reatores nucleares do tipo PWR (Pressurized Water Reactor), e de produzir seu combustível.

Programa de Desenvolvimento de Submarinos
A AMAZUL colabora com a Marinha no PROSUB, programa criado em 2008 que viabilizará a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SCPN) e de mais quatro submarinos convencionais.
Projetos

Reator Multipropósito Brasileiro
O Reator Multipropósito Brasileiro é um reator de pesquisa que permitirá testes de materiais e a produção de radioisótopos que são aplicados na medicina, na agricultura e na indústria. Mas sua função de maior relevância social é a fabricação de radiofármacos usados no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças como câncer. O RMB permitirá ampliar o acesso da população à medicina nuclear e tornar o Brasil autossuficiente em radiofármacos. A AMAZUL é co-executora do projeto detalhado do empreendimento, em apoio à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Irradiação de Alimentos
A AMAZUL realiza tratativas com órgãos públicos, instituições e a iniciativa privada para a criação de centros de irradiação de alimentos, tecnologia que tem aplicações sanitárias e permite preservar e aumentar o tempo de validade dos produtos. O principal cliente seria o agronegócio, que poderia expandir ainda mais suas vendas externas com a adoção dessa tecnologia. Para se ter uma ideia do potencial de negócios, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas e exporta apenas cerca de 3% da sua produção, o que poderia ser expandido com a irradiação. A tecnologia pode ser usada em outros setores, como os de cosméticos, material médico, acervos históricos, obras de arte etc.

Radiofarmácia
A AMAZUL mantém parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para implantação de boas práticas de fabricação no Centro de Radiofarmácia, operado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). O projeto faz parte do programa de modernização do Centro de Radiofarmácia, que produz e distribui para todo o País produtos para diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.
Gestão do Conhecimento

A AMAZUL desenvolveu uma premiada metodologia de gestão de conhecimento, que tem como referência o modelo de GC da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Essa metodologia tem sido aplicada em empreendimentos nucleares e pode ser replicada em empresas públicas e privadas de qualquer segmento.
O modelo da AMAZUL é um produto estratégico de defesa, uma vez que contribui para preservar tecnologias estratégicas do Brasil, além de fomentar a inovação em projetos da Base Industrial de Defesa.
O maior patrimônio da AMAZUL são seus empregados, que produzem conhecimento de alta complexidade e de difícil obtenção. A gestão deste conhecimento é essencial para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.