Marinha lança exposição em homenagem ao almirante Álvaro Alberto
23/01/2019 às 15:43

Marinha lança exposição em homenagem ao almirante Álvaro Alberto
A Academia Brasileira de Ciências e a Marinha do Brasil lançam no dia 31/01, no Clube Naval, filmete e exposição em homenagem ao almirante Álvaro Alberto, pioneiro no uso da tecnologia nuclear no país e patrono da ciência, tecnologia e inovação da MB.
A Amazul estará representada no evento pelo assessor especial da presidência, Carlos Autran de Oliveira Amaral, que chefia o escritório da empresa no Rio de Janeiro.
Formado em engenharia, o almirante Álvaro Alberto exerceu o magistério por mais de três décadas. Catedrático do Departamento de Físico-Química da Escola Naval, dedicou-se ao desenvolvimento de pesquisas, na área de explosivos, e aos estudos mais aprofundados sobre energia nuclear.
Além dos cargos e funções desempenhados ao longo da carreira naval, foi idealizador e primeiro presidente (1951-1955) do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), hoje denominado Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A criação do CNPq teve o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento da investigação científica e tecnológica em qualquer domínio do conhecimento, especialmente no campo da física nuclear.
Também foi presidente da Sociedade Brasileira de Química, um dos idealizadores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas e presidente da Academia Brasileira de Ciências.
Em reconhecimento à sua atuação, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear será batizado com o seu nome, que, também, foi adotado para o mais importante prêmio de ciência, tecnologia e inovação concedido anualmente pelo CNPq.