AMAZUL participa de evento da AIEA sobre Pequenos Reatores Modulares (SMRs)
03/02/2025 às 15:00

Integrantes da Diretoria Técnica da AMAZUL participaram, no dia 17/1, de reunião da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre a Trilha Industrial, iniciativa que busca tornar o setor nuclear mais simples, mantendo-o seguro e protegido. O objetivo de longo prazo dessa Trilha é preparar o setor, os usuários finais e os Estados-Membros da AIEA para a implantação dos Pequenos Reatores Modulares (Small Modular Reactors - SMRs) em larga escala.
A Trilha Industrial, juntamente com a Trilha Regulatória, compõe a Iniciativa de Harmonização e Padronização Nuclear (NHSI) da AIEA. A implantação global dos SMRs precisará de um grau de convergência regulatória e industrial para que o modelo de negócios de modularidade e flexibilidade dos SMRs seja viável. Nesse ponto, o NHSI é o primeiro esforço global com amplo apoio internacional para atingir esse objetivo.
A trilha é composta por empresas da cadeia de suprimentos, desenvolvedores de tecnologia e de possíveis proprietários e operadores, além de órgãos reguladores. Seus esforços estão concentrados na identificação de processos e no estabelecimento de abordagens comuns que facilitem a implantação de SMRs a fim de promover um ecossistema global que apoie a implantação acelerada, sustentável e segura dos SMRs. Ao reduzir a complexidade dos processos de desenvolvimento e implantação, é possível obter custos mais baixos e, por fim, tornar a tecnologia nuclear avançada acessível a mais mercados.
A presença da AMAZUL na reunião faz parte das iniciativas da empresa para a introdução dos SMRs no Brasil, de forma que esses reatores atendam às necessidades do setor nuclear nacional em suas diversas aplicações. E também reflete o compromisso da AMAZUL com a expansão do uso da tecnologia nuclear em benefício da sociedade.