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Matemático da AMAZUL publica artigo sobre gestão do conhecimento

Matemático da AMAZUL publica artigo sobre gestão do conhecimento

19/01/2024 às 17:04

O desafio da gestão do conhecimento de identificar o conhecimento tácito (baseado na experiência do profissional e difícil de ser expresso em palavras) é o tema do artigo científico publicado pelo empregado da AMAZUL Akira Uematsu no periódico suíço Data.

Assessor de Desenvolvimento de Soluções lotado na Diretoria Técnica, Akira é matemático, físico e mestre em Estatística. O artigo “eMailMe: Um Método para Construir Conjuntos de Dados de Emails Corporativos em Português” faz parte da tese de doutorado em Engenharia de Computação que Akira irá defender na Escola Politécnica da USP sobre a criação de um modelo para identificação e extração de conhecimento.

A adoção de um sistema de identificação e extração de conhecimento permite criar um conjunto de informações, que possibilita manter dentro da empresa o conhecimento que um profissional experiente leva consigo quando, eventualmente, sai da organização. Teoricamente, o sistema torna possível que um empregado novo consiga captar o conhecimento essencial para a realização de atividades exercidas pelo profissional experiente que deixou a empresa.

Considerando que mensagens corporativas são sigilosas, além da baixa disponibilidade desse tipo de dados na literatura, Akira propõe no artigo um método para construção de um conjunto de textos, com informações e estrutura gramatical que simulem e-mails corporativos produzidos por um profissional em seu ambiente de trabalho. A metodologia resultou em um arquivo com mais de 1.600 e-mails, que se assemelham a situações reais em ambientes diversos. Esses e-mails foram criados por uma equipe de profissionais com diversas formações, coordenados por Akira durante a aplicação do método.

O conjunto de dados criado tem como objetivo a validação do modelo de identificação e extração de conhecimento tácito, proposto na tese com uma abordagem 5W1H. Essa abordagem considera como informações-chave as perguntas em inglês: who (quem?), what (o quê?), when (quando?), why (por quê?), where (onde?) e how (como?).

O artigo científico (em inglês) está disponível em: https://www.mdpi.com/2306-5729/8/8/127