Setor Nuclear
Tecnologia Nuclear e Sustentabilidade
Quem é Quem

AMAZUL
A AMAZUL foi constituída em 2013 com o objetivo de absorver, promover, desenvolver, transferir e manter atividades sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Seu compromisso é usar a tecnologia nuclear para salvar vidas, melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir a segurança energética com energia limpa e defender a soberania do País, que são os objetivos dos projetos e empreendimentos em que atua.

CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 1956 para desenvolver a política nacional de energia nuclear. Órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, a CNEN estabelece normas e regulamentos em radioproteção e é responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no
Brasil.
A CNEN investe também em pesquisa e desenvolvimento, buscando um uso cada vez mais amplo e seguro das técnicas do setor nuclear. Seu foco é garantir os benefícios da energia nuclear a um número cada vez maior de brasileiros, sempre com segurança na operação dos materiais e equipamentos radioativos. Os campos de interesse da área nuclear não se limitam, no Brasil, ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a geração de energia elétrica e ao funcionamento e operação das termonucleares. A CNEN mantém atividades de pesquisa, orientação, planejamento, regulação e fiscalização, atuando em diversos setores que mantêm interação com a área nuclear: geração de energia elétrica; medicina nuclear; aplicações na indústria, agricultura e meio ambiente; pesquisa e ensino relacionados a tecnologias aplicadas; exploração e pesquisa em beneficiamento das reservas minerais nucleares (urânio, tório, etc.); defesa, especialmente relacionado à propulsão nuclear; tratamento e armazenamento de rejeitos radioativos; segurança e proteção radiológica da população.

ENB Par - Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A.
A ENBPar é uma empresa pública, controlada pela União, que assumiu as atividades da Eletrobras que não poderiam ser privatizadas, como as empresas Itaipu Binacional e a Eletronuclear (Usinas Angra 1, 2 e 3), além de ser responsável pela gestão de políticas públicas na área de energia.
https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/orgaos-vinculados/enbpar/diretoria-executiva-agendas
Reatores nucleares de pesquisa no Brasil
Plano de Comunicação Social do Setor Nuclear

O Plano de Comunicação Social para o Setor Nuclear Brasileiro, em desenvolvimento no âmbito do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, busca divulgar as aplicações e benefícios da tecnologia nuclear e orientar o trabalho de comunicação social dos entes públicos que, de alguma maneira, participam ou têm relação com o setor nuclear brasileiro.
Ao mostrar como a tecnologia nuclear impacta positivamente o desenvolvimento do País e a qualidade de vida dos brasileiros, o plano contribui para desmistificar a energia nuclear e melhorar a percepção da população sobre essa tecnologia.